Entendendo que a Arte na contemporaneidade instala-se a partir do seu caráter de multiplicidade de linguagens, da fragmentação e da experimentação de técnicas e materiais, dentre outros fatores, este projeto vem nortear o planejamento do currículo de arte. Objetiva trabalhar a valorização do ambiente escolar e ampliar o olhar estético dos alunos sobre os detalhes e o todo na vida cotidiana. Pretende também possibilitar a apropriação das ferramentas tecnológicas (analógicas e digitais) disponíveis na escola.
Atividades:
- Contextualização dos elementos formais na composição visual (Artes Plásticas e Arquitetura).
- Apreciação de obras de arte (réplicas) e releitura de seus elentos formais.
Passeio pela escola e observação do espaço, atentando aos detalhes estéticos, as linhas, as cores. as formas, o ritmo, etc. - Registro de detalhes do prédio, que contenha elementos estéticos "interessantes". Os registros podem ser pelo desenho ou foto digital.
- Contextualização sobre a teoria da cor (conceitos básicos).
- Transformação desses detalhes em trabalhos plásticos para exposição em mural e no ciberespaço.
- Auto-avaliação e avaliação do processo.
Proposta de Atividade Plástica:
Fotografar um detalhe da escola
Passar a imagem para um papel e interferir
com linhas e cores.
Técnica de Fotografia, desenho e pintura.
Idem ao processo acima, mas
com a técnica de recorte e colagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário